Diagnóstico Organizacional com foco em Gestão de Pessoas
O Diagnóstico organizacional consiste em buscar e verificar o alinhamento estratégico da organização com os recursos existentes, descobrir quais os pontos fortes e vulneráveis, e a melhor forma de aproveitar as oportunidades e os recursos existentes para superar as dificuldades e aumentar a competitividade da organização.
Assim, o objetivo do diagnóstico é revelar ao nosso cliente quais virtudes e problemas possui, bem como suas causas, naquele momento e contexto e, dessa forma, mobilizar as pessoas para uma ação.
Nosso trabalho enquanto consultoria de Gestão de Pessoas é identificar o problema que está ocorrendo e suas consequências, além das principais causas de sua existência. É a parte mais importante do trabalho e se esta etapa for realizada com competência, facilitará o trabalho posterior de estabelecimento de planos de ação para eliminar e atenuar o problema, indo assim ao encontro das expectativas do cliente.
Um processo de diagnóstico organizacional pode ser originado a partir de indicadores como desvio do padrão ou do planejamento (exemplo: aumento exagerado do quadro de colaboradores), desvio do histórico (exemplo: a rotatividade aumentou significativamente), apresentação do problema por outra pessoa (exemplo: reclamação de clientes) ou observação pessoal (exemplo: o próprio gestor ou consultor observando como um processo é executado).
Da mesma forma, na nossa consultoria buscamos identificar na nossa proposta de trabalho que existem situações no contexto organizacional que provocam a necessidade de um diagnóstico especializado. Essa necessidade, geralmente, retrata a percepção da empresa sobre um determinado problema, que deverá ser investigado.
Gostou do conteúdo? Bora começar hoje mesmo, o diagnóstico organizacional da sua empresa?
Fale com um consultor e agende a demonstração gratuita.