Você sabe quais as vantagens de aplicar a pesquisa de clima organizacional dentro da sua empresa?
Antes de falar sobre o clima organizacional, é muito importante entender que esse conceito é diferente da cultura organizacional.
Muitas pessoas confundem cultura organizacional com clima organizacional. É importante destacar a diferença entre eles, a cultura se refere às regras, normas e valores da organização. Já o clima organizacional se refere às percepções e sentimentos que são compartilhados por um determinado período de tempo pelas pessoas que compõem uma organização ou um grupo, dentro da organização. Os principais fatores que podem afetar o clima de uma organização são os conflitos e as situações positivas ou negativas que ocorrem no ambiente de trabalho, além de fatores externos, como, por exemplo, fatores políticos ou econômicos.
Mas afinal, como manter um clima organizacional agradável e aumentar o engajamento?
Viu como a relação entre clima organizacional e motivação é evidente? Quando se tem um ambiente agradável para se trabalhar, os colaboradores se sentem motivados e isso influencia no comportamento e na eficiência do trabalho desenvolvido.Já quando estão insatisfeitos com o ambiente de trabalho, não demonstra ânimo para trabalhar, a produtividade e qualidade do trabalho caem e o absenteísmo aumenta. Por isso é importante identificar desvios e gerar ações para que o clima organizacional se torne fundamental para a criação de um ambiente de trabalho que seja satisfatório aos colaboradores e que proporcione ferramentas para que os objetivos da organização possam ser alcançados. Quando o clima organizacional é negativo, isso gera sentimentos negativos, insatisfação, desânimo, e os colaboradores podem se tornar apáticos, estando apenas de corpo presente na organização, mas com o pensamento longe. O Turnover cresce por diversos motivos, como faltas injustificadas, períodos de almoço prolongados, ou até mesmo o surgimento de quadros de doenças ligadas ao trabalho, como, por exemplo, o estresse.
Mas calma que há solução, na consultoria IMPERAH utilizamos uma ferramenta muito útil para detectar como anda o clima organizacional aí na sua empresa, é a Pesquisa de clima organizacional. Nela, nós consideramos fatores como política de gestão de pessoas (salário e benefícios, práticas motivacionais, treinamentos); relacionamento interpessoal; missão, visão e valores da organização; formas de comunicação; processos de tomada de decisão; estilos de liderança; espaços de convivência; restaurante; dentre outros fatores que os próprios colaboradores identificarem como importantes para a criação e manutenção de um clima organizacional positivo. Essa pesquisa deve ser realizada periodicamente, no mínimo a cada dois anos, e sem identificação dos colaboradores, a fim de que os resultados sejam realmente fidedignos.
Você gostou de aprender mais sobre o clima organizacional? Quer aplicar essas estratégias em sua empresa? Entre em contato e fale com um consultor.